Regresso às aulas

e hoje, não sei bem porquê, não sei se por começar já a "cheirar" a regresso às aulas, lembrei-me de mim há uns anos atrás... lembrei-me dos meus 11-12 anos, da mudança de escola, que primeiro queria, e depois, no dia da matrícula, já não queria, porque aquela amiga (que já me tinha feito muito mal, e que naquele dia parecia querer ser amiga de novo) me pediu para ficar na mesma escola. De ter chorado e acabado por fazer o que a minha mãe já tinha decidido - ir para a escola secundária (para o 7.º ano) - de ter ido à escola nova saber da turma e a mãe de um amigo, que trabalhava lá, ter-me dito para mudar de turma, porque a minha turma eram só repetentes... de ter voltado a chorar, até fazer a minha mãe ir à escola tentar (que não conseguiu, felizmente).
De ter ido, no dia da apresentação, com a minha amiga da altura que era a única pessoa que eu conhecia na turma nova, cheias de receio por causa da má fama da turma, mas viemos de lá a adorar a experiência. No fim de contas, adorei a minha turma do 7.º ano, onde eramos apenas 5 raparigas no meio de uma data de rapazes, e apesar de serem um atentado à atenção de uma boa aluna como eu, porque destabilizavam as aulas todas - e nós adorávamos a galhofa - ajudaram a fazer-me sair da casca (porque era muito certinha, tanto que até aborrecia, se bem que disfarçava bem). Desse primeiro ano, de 6, em que andei na secundária, tenho recordações espectaculares - ali eramos os mais novos, mas ninguém se metia connosco - tinham mais que fazer - e ainda nos protegiam... e assim fui crescendo e começando a sentir que fazia parte da mobília da escola. Conhecia todos os cantinhos e quase toda a gente... e no último ano foi difícil a despedida, e ainda guardo muitas recordações e muita gente no coração.
Ainda antes do final deste ano lectivo recebi o convite do meu antigo professor de "teatro" para ir ver uma peça que ele tinha preparado com os alunos, então e não é, que depois de alguns anos sem ir lá à escola, quando olho para os vidros da nova sala de teatro lá estavam montes de fotos coladas... encontrei-me em algumas... tive saudades... até me vieram as lágrimas aos olhos...
E tive com antigos professores que não estava há muito, e que adorei rever, e que senti que também gostaram de me ver e saber que estou bem :)

1 expressões:

Vida de Praia disse...

Os dramas e alegrias da vida escolar nunca se esquecem nem neutralizam.