Não sei o que fazer


em relação à Vacina da Gripe A. Até há 10 minutos estava decidida a tomar a vacina, agora já não sei o que pensar...

Na 6a feira fui à médica e ela aconselhou-me a tomar a vacina. Entretanto já tinha falado com um médico pediatra, em quem confio e ele também me aconselhou o mesmo. Decidi que se eles aconselham, e acham melhor, quem sou eu para discutir... O que acontece é que hoje fui falar com a enfermeira da saúde ocupacional e ela achou muito cedo... Diz que a grávida de menos tempo que vacinou estava de 20 semanas e que mesmo assim achou cedo... Também me explicou que os problemas graves que têm havido com grávidas que apanham a gripe tem sido no 3.º trimestre, e que eu entro no 3.º trimestre já na primavera e o mais certo é a gripe já ter passado... Pareceu-me que ela não queria interferir com o que a médica me disse, ou que fosse contra a vacina, mas deixou bem claro que achava cedo demais. Ainda por cima eu apanhei a vacina da gripe sazonal em Outubro e ainda não sabia que estava grávida. Ela acha que talvez seja pouco tempo de intervalo para levar outra vacina.

A minha procupação maior era o facto de estar muito exposta no meu trabalho, mas em relação a isso a médica também já me tinha dito que é pouco provável ser contagiada aqui, porque o facto de as pessoas saberem que há um maior risco faz com que tenham mais cuidado e que apertem as medidas de precaução. E isso é verdade, sou muito mais cuidadosa no trabalho do que fora.

Também lhe perguntei em relação aos sintomas da gripe, e ao que podia afectar o bebé. Ela disse que é importante ter atenção à febre, mas que se eu estiver alerta e atacar os primeiros sintomas o mais certo é conseguir controlar tudo com o paracetamol, porque não tenho problemas de saúde.

Acho que o melhor a fazer é esperar até Janeiro, até à próxima consulta, que já estarei de 16 semanas, e aí pode até ser que já tenha passado o pico da gripe...

4 expressões:

Softy Susana disse...

eu cá fico feliz por não tomares a vacina. :)

Vida de Praia disse...

Na Dinamarca pelo menos já se diz que agora não vale a pena tomar a vacina, já que o pico da gripe está prestes a passar...

Patricia disse...

Como sabes, também trabalho num hospital e como tal também me colocaram a hipótese de tomar ou não a vacina da gripe sazonal e da gripe A. A primeira não tomei porque não é hábito apanhar muitas gripes, apenas umas constipações... a segunda optei por não tomar. em primeiro lugar por falta de esclarecimentos sobre os efeitos (secundários) da vacina e em segundo lugar porque sondei alguns médicos, em quem confio, e que me disseram que não iam tomar.
E eu, como não gosto nada de agulhas, juntei o útil ao agradável e não levei vacina nenhuma.

beijos

PF disse...

Amiga, a decisão é só tua e do VH e estará sempre correcta (independentemente do facto de tomares ou não). Informação e diferentes opiniões haverá sempre, mas só as dos profissionais de saúde interessam. Toma a decisão por ti, aconselha-te com quem está mais informado e não ligues aos que a familia, os amigos e os conhecidos dizem. A tua decisão estará sempre correcta e é a tua primeira decisão enquanto mamã!
beijinhos grandes